Musculação

A musculação quando sob supervisão adequada, representa uma excelente opção para a manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida, pois qualquer pessoa pode se beneficiar da mesma, desde que o programa seja ajustado a sua realidade e objetivos. A musculação apresenta benefícios como: redução de gordura corporal, diminuição das dores lombares, prevenção de doenças cardíacas, controle de diabetes.

Os benefícios aos alunos da melhor idade são inúmeros:
– Aumenta a força e a flexibilidade, o que reduz a vulnerabilidade do idoso a quedas;
– Aumenta a densidade óssea, o que ajuda a evitar o acometimento de osteoporose, uma doença caracterizada pela baixa fabricação de material ósseo novo suficiente, o que acaba deixando os ossos frágeis e mais suscetíveis às fraturas;
– Diminui dores articulares que afetam locais como coluna, ombros e joelhos;
– Melhora a postura corporal;
– Reduz os sintomas de doenças crônicas, bem como de sintomas de depressão, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e distúrbios do sono porque eleva os níveis de serotonina no corpo;
– Melhora a autoestima e aumenta a autoconfiança no dia a dia.

Boxe 

Além do condicionamento físico, o boxe pode trazer benefícios como equilíbrio corporal, postura e agilidade de deslocamento. Outra vantagem é o  aumento da auto-estima pelos resultados rápidos de definição muscular.
Outros benefícios são:
1. Torra as gorduras indesejáveis e possibilita a queima de até 500 calorias em uma hora de aula.
2. Define pernas, braços, panturrilha e melhora a resistência muscular.
3. Afina a cintura, ao se movimentar e trabalhar de forma intensa o abdômen.
4. Corrige desvios posturais e ajuda a melhorar a resistência muscular.
5. Estimula a agilidade e a coordenação motora.
6. Contribui para aliviar o estresse.

Treinamento Funcional

O treinamento funcional é um método de trabalho ainda mais dinâmico que os treinos convencionais. Ele é caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício. Assim, o foco passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo - os movimentos trabalham a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio.
Além da tonificação muscular, o treinamento funcional implica numa maior complexidade do movimento e no envolvimento de várias capacidades físicas. Isso faz com que o organismo tenha um gasto energético muito maior, além de trazer grandes contribuições, como a melhora da flexibilidade, o emagrecimento, a otimização da coordenação motora, o ganho de equilíbrio e o condicionamento cardiorrespiratório. Isso tudo além de motivação e da elevada autoestima.

Jiu Jitsu

O Jiu Jitsu, assim como qualquer outra luta ou esporte traz inúmeros benefícios para o corpo e mente. É o bem-estar que só quem pratica esportes conhece. Mas você sabe quais são os reais benefícios do Jiu Jitsu? Porque escolher ele e não outras lutas? O post de hoje pretende apresentar informações para que você possa conhecer melhor os benefícios do Jiu jitsu.
Principais benefícios do Jiu Jitsu:
Defesa pessoal
O Jiu Jitsu é uma ótima arte marcial e um dos benefícios é o desenvolvimento da defesa pessoal. Principalmente para mulheres, já que o Jiu Jitsu usa mais técnica do que a força. Você pode imobilizar uma pessoa com um peso maior que o seu, por exemplo.
Diminui o stress e aumenta o bem-estar
Qualquer atividade física tem o poder de diminuir o stress. Esse também é um benefício do Jiu Jitsu. Isso porque o nosso cérebro libera um hormônio chamado endorfina durante e após uma atividade. Esse hormônio regula a emoção e a percepção da dor, relaxando e trazendo bem estar ao praticante.
Define o corpo
O Jiu Jitsu apesar de não necessitar de tanta força é um ótimo esporte para definir o corpo, isso porque algumas posições necessitam do movimento de vários músculos, e manter essas posições ajuda a tonificar o corpo.
Melhora a capacidade cardiovascular e trabalha a respiração
Por aliar exercícios no chão junto a exercícios aeróbicos, o Jiu Jitsu proporciona uma grande melhoria na respiração e faz bem para o coração. Melhora essa que o praticante não vai querer ficar sem depois de descobrir.
Melhora os reflexos
O Jiu Jitsu é um esporte que se baseia mais na técnica do que na força, por isso o praticante tem de estar sempre atendo ao mínimo movimento do seu adversário.
Desenvolve o caráter
Além das aulas de luta, o Jiu Jitsu também ensina as atitudes de um lutador. A capacidade de se superar, de pensar sobre pressão, de respeitar o próximo e ter persistência para conquistar a vitória. Esses são valores passados pelo Jiu Jitsu.
Perda de peso
Um dos principais benefícios do Jiu Jitsu é a perda de peso. Numa aula de 90 minutos o praticante pode perder de 500 a 1000 calorias.

Zumba

 

A aula de zumba mistura ginástica aeróbica e dança latina, o que ajuda a emagrecer e tonificar os músculos, podendo ser praticada por pessoas de todas as idades. Durante 1 hora de aula, é possível queimar cerca de 800 calorias, e quando aliada a uma dieta balanceada favorece uma rápida perda de peso.
Como o zumba tem um ritmo intenso, o ideal é começar aos poucos e parar a aula em caso de presença de dores musculares ou falta de ar intensa, sendo também importante fazer intervalos de 1 dia de descanso entre os treinos, pois é durante este período que o músculo cresce e se tonifica.
Benefícios do Zumba
O zumba é o exercício completo que trabalha o corpo todo, estimulando os músculos dos braços, abdômen, costas, glúteos e pernas, e trazendo os seguintes benefícios para a saúde:
1-Acelerar o metabolismo e emagrecer, pois trabalha exercícios aeróbicos que aceleram os batimentos cardíacos, o que aumenta a queima de gordura;
2-Combater a retensão de líquidos, por melhorar a circulação sanguínea;
3-Fortalecer o coração, porque o ritmo acelerado aumenta a resistência a esse órgão;
4-Aliviar o estresse, pois as aulas são feitas em equipe e com músicas animadas, que liberam o estresse e aumentam o ânimo;
5-Melhorar a coordenação motora, pois os movimentos ritmados ajudam a dominar o corpo e coordenar os movimentos;
6-Melhorar o equilíbrio, devido aos movimentos que incluem saltos, giros e troca de passos constante;
7-Aumentar a flexibilidade, pois também inclui exercícios de alongar os músculos.
Assim, essa atividade é aconselhada principalmente para tonificar os músculos e perder peso, sendo importante lembrar que não substitui a musculação para pessoas que desejam aumentar a força e a massa muscular.

Kung Fu

Os benefícios resultantes da prática do kung fu são voltados ao crescimento pessoal e mental do praticante é ótimo para o corpo e equilíbrio da mente. O aluno é incentivado a conhecer a cultura filosófica que suporta esta arte marcial milenar.
Alguns dos benefícios propiciados pela sua prática são: 
1-Melhora a atenção e senso de percepção; 
2-Auxilia a ampliar o senso de espaço e direção; 
3-Aprimora os reflexos; 
4-Melhora o equilíbrio; 
5-Auxilia no fortalecimento do corpo; 
6-Auxilia na coordenação motora; 
7-Permite a interação com outros praticantes incentivando a inclusão social; 
8-Proporciona o auto-conhecimento; 
9-Prepara o praticante para a transposição de dificuldades; 
10-Permite o praticante perceber que nada é impossível; 
11-Estimula a autoconfiança; 
12-Auxilia no melhoramento do equilíbrio emocional; 
13-Incentiva a paz e harmonia; e 
14-Não incentiva a violência. 

Pilates

O pilates é um estilo de treino muito solicitado por mulheres de todas as idades e todas as necessidades. Essa modalidade tem como principal objetivo esculpir e fortalecer o corpo, deixando ele modelado e definido. Muitas celebridades apostam nesse treino, e ele é super benéfico para o corpo, pois trabalha com o fortalecimento dos músculos, e fazendo com que as articulações do corpo não sofram fraturas. O pilates é geralmente feito com o uso de uma bola. Existem vários exercícios que se remetem ao uso da bola, seja para proporcionar efeito aos braços, pernas, glúteos, panturrilhas, costas, abdômen ou até peito.
Benefícios do Pilates com Bola
Os exercícios com a bola são ideias para trabalhar com o corpo a partir do próprio peso do corpo. Pois assim, não existe a necessidade de usar carga para a execução dos movimentos, e o seu corpo trabalha de forma gradual, desenvolvendo equilíbrio, força, definição e ainda uma postura melhor. Nos exercícios físicos, seja qual for a modalidade, a coisa mais importante é manter a postura, para que o corpo não sofra com fraturas.
Os exercícios de pilates são sempre voltados para a estrutura do corpo, e até mesmo mulheres grávidas e idosas podem optar por esse meio de atividade física, pois sempre oferece benéficos que contribuem para qualquer tipo de corpo.
Com esse tipo de prática é possível adotar equilíbrio, flexibilidade, força muscular, definição do corpo e ainda assim conseguir curvas perfeitas, com uma prática super especial. A bola no pilates é especial, possui um material próprio para que os exercícios sejam realizados, e assim oferece uma melhor performance no seu movimento, deixando a sua atividade mais prazerosa e o seu corpo como sempre desejou.

Muay Thai

O muay thai é uma das artes marciais que mais têm se destacado nas academias. O esporte possui origem tailandesa e também pode ser conhecido como “Boxe Tailandês”. É comum se questionar sobre quais contribuições um determinado esporte pode oferecer à sua vida, essa é uma pergunta chave para se apaixonar pelos exercícios. Os chutes e socos são muito recomendados para aqueles que desejam queimar as gordurinhas extras, mas os benefícios do Muay Thai não se limitam a isso.
Se você está pensando em se inscrever em uma turma, conheça os principais benefícios do Muay Thai, e quais contribuições são válidas para sua vida.
1. Disciplina
Ela é fundamental não só no Muay Thai, mas em todos os esportes. A disciplina pode ser aplicada desde o início da prática, mas o aprendizado contribui para que respeite os limites dos adversários, e admita que a oposição deve existir apenas no posicionamento das aulas. A disciplina adquirida com o esporte pode não só ser posta em prática durante a aula, mas sim construir uma melhor doutrina comportamental em diversos campos da vida.
2. Coragem
As aulas de Muay Thai simulam confrontos, e para aqueles que jamais se imaginaram em determinada situação, esquivar-se de golpes e assumir uma postura desafiadora pode encorajar para lidar com diversas situações em suas vidas, configurando-se mais um dos benefícios do Muay Thai para seus praticantes.
Há inúmeras pessoas que acreditam não possuir características para evoluir no esporte, mas após a adoção da prática, há o reconhecimento de que a coragem inicial apenas se multiplica com a dedicação. A coragem adquirida com os desafios dos exercícios propostos induz ao reconhecimento das limitações, a superar as dificuldades e evoluir como praticante de Muay Thai.
3. Autoconfiança
A vivência dos conhecimentos das artes marciais tende a despertar ainda mais interesse por informações para evolução e aprendizado. Quanto mais se dedica ao esporte, mais rápido os benefícios do Muay Thai são adquiridos, as esperadas mudanças corporais se tornam reais e você se torna mais autoconfiante para lidar com diversas eventualidades, seja com seu oponente em aula, ou para se impor em momentos oportunos.
4. Força
O treinamento regular de Muay Thai pode ajudar a construir maior aptidão de resistência. Durante as aulas, o seu corpo ficará exposto a rotinas de exercícios de alta intensidade, o que favorece na sua evolução corporal, tornando-se assim mais forte e resistente. Dentro das academias, é importante destacar que não deve ser aplicada força sobre os oponentes, mas o conhecimento sobre os movimentos contribui para seu corpo ficar mais forte e preparado para possíveis choques ou pancadas.
5. Massa magra e massa gorda
Quem não deseja queimar aquelas gorduras indesejadas e ainda ganhar massa magra? Pois é, com apenas alguns meses de treinamento de Muay Thai, você poderá desfilar uma silhueta mais enxuta e um corpo melhor composto, pois obterá melhores índices de gordura e massa corporal.
Os benefícios do Muay Thai ainda possibilitam que você tonifique o seu corpo, o que pode ser muito eficaz para impulsionar o seu sistema imunológico, assim mantendo o corpo em forma, e, principalmente, reduzindo a possibilidade de doenças.
Você poderá notar os benefícios físicos logo após a quarta semana de prática, o seu metabolismo mudará, seu corpo se mostrará mais fortalecido e definido, assim evidenciando os músculos que antes estavam sob a camada de gordura. Quando nos referimos ao metabolismo, é dito que o Muay Thai pode favorecê-lo não só durante a prática, mas também durante todo o dia, dando uma pequena forcinha àqueles que desejam efeito anabólico.
6. Flexibilidade
Os movimentos e golpes realizados nos treinos regulares de Muay Thai possibilitam que você aprimore a sua flexibilidade, assim condicionando-o a muitas outras atividades. A flexibilidade corporal pode reduzir desconfortos e ainda favorecer a realização de algumas atividades diárias. A execução dos movimentos pode se tornar mais fácil, e a possibilidade de ocorrências de lesões se torna menor.
 7. Coordenação motora
Esquiva, chuta, jab… Pois é, conciliar golpes e movimentos utilizando diversos membros de seu corpo pode se tornar uma tarefa difícil, mas isso ocorre apenas inicialmente. Os treinos regulares possibilitam que você se sinta cada vez mais preparado para atingir o oponente, ou se proteger de algum ataque. Alguns benefícios do Muay Thai neste campo são que o seu tempo de reação será reduzido, seu reflexo ficará mais aguçado, e você se manterá em evolução enquanto se dedicar ao esporte.
8. Novas amizades
Os instrutores de Muay Thai dividem as turmas em duplas, para que os golpes sejam simulados e executados com características de ‘combate’. Essa companhia não necessariamente é a mesma em todas as aulas, o que faz com que a troca de experiências e conquista de novas amizades sejam mais benefícios do Muay Thai.
As aulas podem contribuir para que você conheça e conviva com pessoas muito diferentes de você, o que pode ser uma excelente maneira de aumentar o seu ciclo de amizades, não só voltado para finalidades do próprio Muay Thai, mas também para diversos interesses.
9. Emagrece
O Muay Thai tem sido escolhido por diversas pessoas, e essa procura pode ser justificada principalmente pela sua contribuição para perda de peso. Se você praticar em média 90 minutos dessa luta, é possível eliminar em torno de 750 a 800 calorias, o que pode ser muito positivo para pessoas que estão com uma dieta voltada para perda de peso. Os benefícios do Muay Thai visam também a função cardiorrespiratória, o que favorece o melhor controle de respiração, e também a função metabólica.
10. Agilidade mental
O Muay Thai nada mais é que um duelo, um conflito onde o oponente ganhador deve ter analisado melhor os golpes, se esquivado adequadamente, e aproveitado as oportunidades corretas para superar o outro no momento certo.
As artes marciais são muito julgadas pelos esforços físicos necessários, mas é fundamental que saibamos que para se defender, é necessária uma análise sobre novas táticas para se superar, por isso, podemos afirmar que o Muay Thai contribui para a formação de uma melhor aptidão estratégia, assim favorecendo e também treinando sua mente para lutar e se defender de forma rápida e eficiente.

Spinning

Conhecido como o "detonador de calorias", o spinning é uma das aulas mais disputadas das academias. E não é por menos. Ele queima gorduras, fortalece os músculos e, de quebra, aumenta a resistência cardiovascular e respiratória. 
O gasto energético varia de 500 a 700 calorias por hora, dependendo da intensidade da aula e do condicionamento físico do praticante. "O emagrecimento é realmente o grande benefício que este exercício proporciona", explica Jean Carlo, professor da Reebok Club. 
Ele ressalta outros benefícios da prática regular de spinning, como a ativação cardiorrespiratória, o, fortalecimento dos membros inferiores (pernas e glúteos), do abdômen e da região lombar. "A atividade contribui ainda para a redução do colesterol, da pressão arterial, ajuda no controle do diabetes e diminui o risco de doenças coronarianas", completa Jean.
Com tantos benefícios, é de se entender porque o ciclismo indoor se consagrou no horário nobre das academias. Se você está começando agora, a dica é usar uma bermuda acolchoada, ou levar um banco de gel. O selim da bicicleta é muito duro e estreito para quem não está acostumado. Hora de regular a bike 
Primeiro, coloque o banco na altura dos seus ossinhos do quadril. Depois, certifique-se que ele não está muito para frente nem para trás. Para isso, sente-se no banco, com os pés paralelos ao chão, e veja se seus joelhos ficam alinhados com o tornozelo. Regular o guidão também é fácil. A distância dele para o banco deve ser do mesmo comprimento do seu antebraço, com os dedos estendidos. Lembrando que o guidão deve ficar sempre mais alto que o banco. Depois, suba na bike e verifique se falta algum ajuste. E lembre-se: a maior parte das lesões está relacionada à má regulagem do equipamento.
As aulas de spinning são frequentadas por homens e mulheres, entre 15 e 60 anos, que demonstram um perfil ativo e buscam uma atividade com grande dispêndio de energia física. Mas atenção às contra-indicações. "Não devem encarar o exercício pessoas que tem problemas cardíacos severos e elevados graus de comprometimento dos joelhos e coluna", explica Jean Carlo. Se praticar spinning de duas a três vezes por semana, você verá os resultados mais significativos a partir dos dois meses.